Pular para o conteúdo principal

Saiba o que é o Divórcio colaborativo

 


O divórcio colaborativo é uma abordagem alternativa e mais amigável para a resolução de questões relacionadas ao divórcio. Nesse processo, o casal trabalha em conjunto com seus advogados, mediadores e outros profissionais para chegar a um acordo que atenda às necessidades de ambas as partes e de quaisquer filhos envolvidos.

O divórcio colaborativo geralmente envolve uma série de reuniões entre o casal e seus respectivos advogados, bem como outros profissionais, como um mediador, terapeuta de família ou financeiro, dependendo das necessidades específicas da situação. Essas reuniões visam ajudar as partes a chegar a um acordo mutuamente aceitável em relação à divisão de propriedade, guarda de crianças e questões financeiras.

Uma das principais vantagens do divórcio colaborativo é que ele permite que o casal mantenha o controle sobre o processo e o resultado final, em vez de deixar essas decisões nas mãos de um juiz. Além disso, esse tipo de divórcio é geralmente mais rápido e econômico do que o processo tradicional de litígio.

No entanto, o divórcio colaborativo pode não ser a melhor opção em todos os casos. Se houver um alto nível de conflito entre as partes ou se uma das partes não estiver disposta a cooperar, o divórcio colaborativo pode não ser viável. É importante discutir suas opções com um advogado qualificado para determinar se o divórcio colaborativo é a melhor escolha para sua situação específica.

Comentários